Nutricionista apresenta alimentos naturais com efeito anabolizante

Compartilhe esta notícia:

Coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera explica os efeitos de uma dieta com ingredientes anabólicos.

O uso de esteroides para fins estéticos representa uma preocupação contemporânea. As substâncias, que são utilizadas apenas em caso de deficiência de testosterona e com supervisão médica, podem causar efeitos colaterais na saúde como o surgimento de acnes, queda capilar, aumento da pressão arterial, alterações comportamentais e distúrbio na função de órgãos, tanto de homens quanto mulheres. Como alternativa, uma dieta com ingredientes estratégicos tem efeito anabolizante natural e é recomendada por especialistas.

De acordo com a docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, professora Liliany Faicari, alguns alimentos contribuem para a construção de tecidos musculares de forma natural e aumentam a massa magra. “Quando aliamos a prática de atividades físicas a uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, o nosso corpo responde com a progressão muscular e redução no percentual de gordura”, afirma a acadêmica.

O acompanhamento de um nutricionista é imprescindível para o preparo de um cardápio personalizado, para cada tipo corporal. “Algumas pessoas precisam de mais carboidratos para a hipertrofia, outras devem concentrar a quantidade de proteínas nas refeições e apenas um especialista graduado irá identificar essas necessidades com responsabilidade”, afirma.

Alimentação aliada a exercícios físicos auxilia no ganho muscular – Foto: Divulgação

A professora da Anhanguera indica os principais ingredientes para uma rotina anabólica e natural:

Ovos –  Receitas com ovos são facilmente preparadas para o consumo e a concentração de proteínas nas claras varia na média de 6 a 7 gramas por unidade. Além disso, o alimento é completo com macronutrientes e possui carboidratos e gorduras em sua gema.

Aveia – A aveia é um ingrediente bem recebido pelo paladar de grande parte dos brasileiros e auxilia no funcionamento do sistema gastrointestinal. O alimento proteico é indicado para pessoas com doença celíaca, pois é um farináceo sem glúten.

Batata Doce – A batata doce é rica em Vitamina B, ideal para a construção de massa muscular, além de trazer a sensação de saciedade. Os demais tubérculos também são recomendados para uma dieta completa e permitem a diversificação no cardápio diário.

Frutas – Por terem densidade energética baixa, o consumo de frutas pode ser feito em grande volume. As variedades são ricas em sais minerais, vitaminas e gorduras de alta qualidade.

Azeite – O óleo vegetal é capaz de aumentar os níveis de testosterona no corpo e consegue corrigir a quebra de macronutrientes no organismo. Por ser um alimento aromático, é recomendado para trazer sabor às refeições.

Carne Vermelha – Para as pessoas que não seguem uma dieta vegetariana, incluir carnes no cardápio é uma solução para o aumento de creatina no corpo, que auxilia no tônus muscular. O alimento também é fonte de ferro e combate a anemia.

Compartilhe esta notícia: